Entrevista com a Vivian Heinrichs – BRA Feminino 2015
Quando você começou a jogar xadrez?
Comecei a jogar xadrez apenas aos dezesseis anos, na minha cidade, Blumenau, em Santa Catarina. Meu interesse começou através da soluções de problemas de xadrez. Em 2009, participei da minha primeira final do Campeonato Brasileiro Feminino em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, onde alcancei a 7ª colocação.
Quais os seus principais êxitos esportivos na modalidade?
- Campeã Brasileira Sub-26
- Campeã Brasileira Universitária [JUBs]
- Campeã Brasileira de Soluções de Problemas [União Brasileira de Problemistas – UBP]
- Tri-campeã Paulista Universitária [Representando a UNIP]
- Campeã da Etapa de Belo Horizonte-MG do Circuito Pré-Olímpico CBX
- Campeã da Categoria Especial dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo.
- Seis vezes campeã dos Jogos Regionais do Interior de São Paulo.
- Campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC
- Representante brasileira em duas Olimpíadas Universitárias [China e Rússia] e em um Mundial Juvenil [Argentina], bem como em inúmeros torneios internacionais, destacando um quarto lugar no Zonal 2.4 Sul-americano da FIDE e sétimo lugar no Pan-Americano Feminino da FIDE.
Quanto a resultados individuais, destaco empates em simultâneas contra o GM Gilberto Milos e GM Krikor Mekhitarian, medalhas de melhor tabuleiro em vários torneios por equipes, e vitórias individuais contra vários MIs e MFs.
Qual é a importância do xadrez na sua vida? Você se dedica exclusivamente ao xadrez ou tem outra atividade atualmente?
Amo o xadrez. O esporte meu deu oportunidade de conhecer vários países, e boa parte do Brasil. Conheci meu marido [Árbitro Internacional Mauro Amaral] em um torneio, e hoje temos nosso portal, uma numerosa equipe de trabalho, e inauguramos o Espaço Xadrez Total, justamente a sede do torneio.
Há dois anos, me formei em engenharia da computação e esta é a minha principal atividade hoje em dia. Trabalho com o desenvolvimento de sistemas operacionais para soluções específicas baseadas na plataforma Microsoft. Em Outubro de 2014, fui premiada pela primeira vez como MVP (Most Valuable Professional) pela Microsoft. Veja mais em: www.windowsembedded.net.br
Qual é a sua expectativa para a final do Campeonato Brasileiro Feminino 2015 no Espaço Xadrez Total?
Meu objetivo no torneio é apenas me divertir e jogar boas partidas.
Sobre o Espaço Xadrez Total, o que posso dizer é que é um pequeno Clube, mas com muita atividade desde a sua inauguração em junho de 2015, e gerido por um pequeno grupo de incansáveis e abnegados apaixonados por xadrez, da qual eu tenho orgulho de fazer parte!
Entrevista concedida à equipe Xadrez Total
Veja mais informações sobre o Campeonamento Brasileiro Feminino em:
Parabéns!!!
Já a conhecia mais não imaginava que fosse tão talentosa dentro e fora do xadrez. Além disso é muito simpática. Boa Sorte ao casal.